Conferência Lusófona

 

LUSÓFONA - NODE 67236

LSF GU381 434.7625 TOM 67.0 PORTALEGRE

 

 

CONSELHOS PARA QUEM ESTÁ A INICIAR ESTE MODO DE COMUNICAÇÕES DE AMADOR

 

Após cumpridos todos os formalismos que o autor do software exige, e muito bem, cabe começar por optar pelo tipo certo de utilização que se pretende fazer deste sistema VoIp, pois se apenas quer usar a partir do PC, aconselha-se o uso de um sistema tipo USER (só o indicativo). Caso pretenda ligar o sistema VoIp ao sistema RF, então é melhor optar pela tipo LINK (indicativo com - L), então agora terá que fazer ou comprar o interface e a seguir ligar com o seu Radio que vai disponibilizar para trabalhar em conjunto com todo o sistema, aconselha-se um Radio que permita o decoder e encoder de tones por forma a poder proteger o seu sistema de interferências não voluntárias. Escolha uma frequência em simplex, atenção ás entradas e saídas dos repetidores, dos sistemas de Packet, APRS, SSTV, frequências utilizadas para CW ou comunicações via satélite e outros, proteja o Radio com o tone que desejar, seria mais adequado usar os constantes no novo plano nacional de repetidores nacionais, recentemente elaborado pela ANACOM - ICP. Depois de tudo isto, ligue-se com a conferência *ECHOTEST* e fazer algumas transmissões de recepções de áudio, para ver se os níveis estão altos ou baixos, lembre-se que nem todos temos as mesmas tonalidades de voz, pelo que é preferível que o áudio fique baixo do que alto, pois assim entra em distorção, e muito difícil de ser preceptiva, agora que tudo lhe parece bem, desligue-se da conferencia de testes, e ligue-se á *LUSOFONA*, por exemplo, e faça uma pequena e curta chamada de teste, para ter a certeza de que tudo está bem, como inicialmente lhe parecia, caso receba resposta positiva do outro lado, já sabe que pode continuar livremente a desfrutar deste recente modo digital de comunicações de Amador, com recurso á tecnologia VoIp.

NÃO ESQUECER QUE QUANDO ENTRA UM SINAL DE ÁUDIO NUM LINK, TODA A REDE QUE ESTIVER LIGADA NA MESMA CONFERÊNCIA PASSA A TRANSMITI-LO, POR ISSO, EVITE AO MÁXIMO AS POSSÍVEIS INTERFERÊNCIAS NÃO DESEJADAS.

BOAS COMUNICAÇÕES

 

 

MAPA DAS ESTAÇÕES LSF DA LART

 

 

 

LINK: http://lart.com.sapo.pt/index0.htm

 

 

 

=> TODAS AS ACTIVIDADES QUE SE REALIZARAM, SÃO ANTECIPADAMENTE ANUNCIADAS NAS CONFERÊNCIAS LUSÓFONA E/OU MADEIRA DA RESPONSABILIDADE DA LART.  

=> AS ACTIVIDADES DA LART REALIZADAS ATÉ AGORA, PODEM SER VISIONÁDAS NA PAGINA INICIAL EM: "OS CONVÍVIOS DA LART"

=> AGORA TAMBÉM JÁ NOS PODEM ACOMPANHAR NO FACEBOOK, NESTE LINK (TÊM QUE ESTAR REGISTADOS NO FACEBOOK)

=> AGUARDAMOS SEMPRE COM TODO O INTERESSE E ENTOSIASMO, ARTIGOS DE OPINIÃO, PORPOSTAS DE ACTIVIDADES E OUTROS (SUGESTÕES E/OU CRITICAS) PARA O NOSSO EMAIL, QUE DEPOIS DE DEVIDAMENTE ANALIZADAS PELA DIRECÇÃO E/OU PELA ASSEMBLEIA-GERAL, SERÃO ALVO DE RESPOSTA E ATÉ QUEM SABE, SE NÃO IREMOS REALIZA-LAS CONFORME PROPOSTO.

=> OS NOSSOS MAIS QUE SINCEROS AGRADECIMENTOS A TODOS QUANTOS TÊM INCANSAVELMENTE E DE FORMA TOTALMENTE GRATUITA COLABORADO CONNOSCO.