3º Exercício de Comunicações de Emergência

21-02-2010 00:10

 

Após um mês desde o último exercício de Comunicações, vem novamente a Comissão Nacional SCERA, convocar todos os inscritos no SCERA, e todos os Radioamadores que se interessam por este tema que queiram participar no exercício que se irá realizar dia 20 de Fevereiro de 2010, pelas 15H00, desde Mafra.
Com este exercício desde Mafra a estrutura SCERA, começará a cumprir o que está estabelecido no PEERS-AML-CL, pretendendo se que todos os intervenientes fiquem com a ideia das suas dificuldades de emissão e de recepção, tendo como interesse o de obter conhecimento e registo das actuais condições de cobertura das comunicações entre concelhos e a estação SCERA Distrital, nas bandas de HF, e de VHF e UHF na Área Metropolitana de Lisboa.
Este Exercício servirá também para testar os contactos com toda a estrutura Nacional SCERA em HF em condições de emergência, com a utilização de meios de transmissão tanto em polarização vertical como em horizontal e também se houver condições em “nvis”.

Veja as Normas para o Exercício

NORMAS PARA O EXERCÍCIO

1º- É um exercício de comunicações rádio para efeitos de treino de rotina e para levantamento de um mapa a nível Nacional e Distrital com a cobertura do espectro para as bandas de HF, e de VHF/UHF na AMLisboa;

2º- É um exercício autónomo do SCERA;

3º- As frequências utilizadas serão em HF, as frequências utilizadas nos exercícios da Protecção Civil, que são 80M- 3.760 MHz; 40M-7.060Mhz; 10M-28,400Mhz, para contacto entre os concelhos a mais de 100Km e a estação Nacional SCERA, será feita uma chamada nos 7,060 MHz, para a AMLisboa a estação Distrital SCERA irá utilizar a frequência em VHF pré estabelecida para o Distrito de Lisboa 145,225 Mhz. Neste exercício iremos novamente utilizar o repetidor da Amoreira em UHF, para as estações que se encontrem nos concelhos fora da cidade de Lisboa, e para os concelhos de Vila Franca de Xira e Azambuja o repetidor de Montejunto de UHF.

4º- A estação primária do exercício é - CT1REP/P e estará localizada em Mafra, operacional nas bandas referidas;

5º- A estação CT1REP/P irá proceder à listagem de todas as estações do exercício, chamando em HF, 7,060 MHz por ordem alfabética os distritos, em VHF e UHF será por grupos e indicativos, por exemplo:
"CT1REP pronto para copiar estações inscritas no SCERA no distrito "X" , passando a chamar a estação "Y", agradecemos que sejam evitadas confusões com chamadas em simultâneo."

Em relação à Área Metropolitana de Lisboa, serão chamadas as estações inscritas no SCERA, pela mesma ordem alfabética de indicativos.
6º- O registo das estações será efectuado em qualquer das frequências, e uma só vez.

7º- Após estar terminada a listagem dos inscritos será dada oportunidade a todos aqueles que quiserem participar e não estejam inscritos de se inscreverem no exercício. Será então iniciada a segunda parte do exercício, ou seja, a chamada individual de cada uma das estações, que deverão responder com as seguintes informações:
--Indicativo;
--Condições RST de recepção;
--Frequência do Contacto;
--QTH da Estação; Localidade

Cada estação deverá elaborar um registo ou log.

8º- A estação CT1REP/P pode chamar qualquer estação quando entender oportuno ou coordenar o contacto entre estações para esclarecimento de dúvidas.

Por ser difícil prever o tempo de duração deste exercício, é da responsabilidade da estação Nacional SCERA --CT1REP/P-- iniciar, terminar e conduzir o exercício, aceitando sugestões ou alterações que se considerem úteis ao desenrolar deste exercício.