DSTAR – AVISO: Alterações nos DCS a nível mundial.

31-01-2016 15:49 A rede DSTAR permite, e esse trabalho foi concluído este fim de semana, a interligação entre a rede DSTAR e a rede DMR, possibilitando assim a quem operava só uma em exclusivo o poder ter acesso a ambas sem ter que utilizar dois equipamentos.
Esta possibilidade veio criar um requisito, a obrigação do registo de CCS que permite a operacionalidade entre ambas as redes.

Este registo é feito através deste link: http://register.ham-digital.net/, na altura do registo deverão ser portadores de cópia digitalizada do CAN (vulgo licença de operador). Após este registo e aceitação por parte do regulador Europeu, facto que ocorre entre 2 a 15 dias, estarão aptos a poder aceder a qualquer reflector DCS em qualquer parte do planeta (não é um exclusivo nacional ou europeu).
A falta de este registo não permite a utilização do reflector com perda de comunicação por parte do operador não registado.
Esta informação pode ser visível nas páginas do diversos reflectores, como abaixo se mostra, em que se pode verificar que o ON3MLT está com a mensagem “NO VOICE NO CCS”:


Qualquer dúvida queiram dispor.

73´s CT1JIB – Jorge Santos