Fim da TDT permite alargar oferta de internet 4G

27-05-2012 00:07

A PT anunciou que vai alargar a oferta de internet móvel de quarta geração, um movimento comum às restantes operadoras e que resulta da libertação da faixa de frequência dos 800 MHzdo que ocorreu com o fim da TDT.

Num comunicado enviado esta terça-feira, a Portugal Telecom (PT) diz que «reforçou a cobertura da sua rede 4G para cerca de 80 por cento da população», quando até agora se situava nos 20 por cento.

As operadoras de telecomunicações estão a alargar a sua oferta de internet móvel de quarta geração (4G, ou LTE) desde o apagão final da televisão analógica em 26 de abril, que libertou a faixa de frequência dos 800 MHz, escreve a Lusa.

De acordo com o calendário avançado em março - mês em que o serviço foi lançado pelas três operadoras - pelo presidente executivo da PT, Zeinal Bava, a operadora pretende ainda «até ao final do ano» levar a internet móvel 4G a «mais de 90 por cento do continente e ilhas».

Também a Vodafone estava à espera da libertação da «frequência rainha» dos 800 MHZ para alargar a oferta LTE. A operadora oferece desde março internet móvel 4G a «uma mancha significativa de Lisboa e Porto e está presente em todas as restantes capitais de distrito», bem como no Funchal e em Ponta Delgada.

«A cobertura será significativamente aumentada a partir de finais de abril, com a utilização das frequências na faixa dos 800 MHz, e continuará a ser progressivamente alargada ao resto do país», afirmou fonte oficial da operadora, também em março.

Já a Optimus começou por levar a rede de quarta geração móvel a Lisboa, Porto e restantes capitais de distrito, esperando Miguel Almeida, CEO da operadora, também em declarações no mês do arranque da 4G em Portugal, ter «cobertura de 80 por cento da população portuguesa até final do ano».

As operadoras estão a oferecer a internet móvel 4G para duas velocidades, a 50 e 100 megabytes por segundo.

No caso da PT, a oferta 4G está a ser feita através de duas marcas ¿ TMN 4G e MEO 4G ¿ e a operadora está a apostar em estratégias comerciais que potenciem o efeito de rede. Um dos argumentos da oferta da PT é o da partilha por dois aparelhos dos «plafonds» de tráfego contratados.

Outra estratégia da PT passa pelo reforço da marca MEO, que tem aqui a oportunidade de se afirmar como operador móvel de dados, sendo que a intenção da operadora, revelada por Zeinal Bava em março, é que não fique «por aqui».