MENDRO "não foi condenado à morte de vez": Emissor já tem paineis TDT a emitir

09-04-2012 14:48
Painés radiantes de TDT no emissor do MENDRO (a meio da torre) - Oientados a Portel e Moura - Foto: José Moreira
 

Eis que aqui está uma boa notícia! Ou parcialmente uma boa notícia! O "famoso" Centro Emissor do Mendro, junto à Vidigueira, distrito de Beja, afinal ainda não está "condenado à morte" no dia 26 de Abril de 2012. Contrariando todas as indicações inicialmente previstas pela PT, a empresa responsável pela implementação da rede de emissores TDT em Portugal resolveu colocar paineis radiantes de Televisão Digital Terrestre. A Boa notícia é que o MENDRO não vai sucumbir de vez no que toca às emissões televisivas! A má notícia é que a potência do emissor é fraca, existindo paineis radiantes exclusivamente apontados a PORTEL e a MOURA, ou seja, a Norte e Este! Se em analógico o emissor do MENDRO cobria quase todo o Alentejo, especialmente os distritos de Beja e Évora, chegando ainda a partes do distrito de Portalegre e de Faro, no que toca a TDT não há comparações possíveis na cobertura.
Assim sendo, os paineis radiantes estão colocados a meio da velhinha torre que emite a RTP e SIC e que está no "ar" desde 1 de Dezembro de 1965. Recordamos que este é dos mais antigos e o mais potente emissor analógico do país e que ligou muitos anos via terrestre o nosso país à rede europeia da Eurovisão!
Importa explicar que o Mendro em termos de cobertura TDT só foi contemplado porque é um ponto estratégico, com 413 metros. Uma vez que Portel não tinha cobrtura, assim como em Moura e Pias era praticamente inexistente, este emissor foi instalado em especial para cobrir estas localidades. Desengane-se pois quem julgava que a potência ia ser a mesma. Ainda que não seja conhecida, é claramente fraca e deverá servir praticamente só as localidades acima mencionadas ou seja, Portel, Moura e zonas envolventes. Vidigueira e Cuba são servidas pelo emissor de Beja, o mais potente por toda a região, com 5888 Wats e o segundo mais potente do país.
É de estranhar uma repentina acção de instalação de inúmeros micro-emissores por todo o país. Será que sai mais barato à PT montar emissores do que as comparticipações que a mesma teria que dar aos utilizadores do Satélite nas zonas sombra? Fica a dúvida...

 

Paineis radiantes TDT relativamente a baixa altutude na velhinha torre das emissões analógicas do MENDRO