Workshop da AMSAT-CT

25-11-2010 14:07

 

 

 

A AMSAT-CT (AMRAD) delegada da ARISS em Portugal, promove no dia 27 de Novembro um workshop sobre o projecto do satélite educativo ARISSat-1, que irá decorrer no CEP, o Centro Espacial Português situado no IST-Tagus, no Parque de Ciência e Tecnologia, em Porto Salvo, no concelho de Oeiras.

A construção e lançamento de um satélite operacionalizado pela AMSAT, o ARISSat-1, tem por missão exclusiva, mais do que comunicar, a missão de educar crianças e jovens em idade escolar e em todo o mundo.

Neste projecto que foi coordenado em Portugal pela AMRAD, a AMSAT-CT ou ARISS-Portugal, participaram no último ano e meio, cerca de quatrocentas crianças e jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, cujos trabalhos estão instalados a bordo do satélite, para serem difundidos através de meios radioeléctricos (transmitidos pelo satélite), que será lançado em Fevereiro de 2011.

O grande desafio educativo é o de colocar titulares do serviço de amador (radioamadores voluntários e habilitados), a acompanhar o projecto da Missão Educar, criada pela AMSAT através da ARISS, com o apoio das agências espaciais internacionais que construíram e lançaram a ISS a estação espacial internacional em órbita, faz agora 10 anos.

Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorrerá de 22 a 28 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva um pouco por todo o País abrem as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento.

Colabore com a AMRAD e a partir de Fevereiro de 2011, entre com o satélite na sala de aulas, recebendo os seus sinais e as suas mensagens educativas, destinadas às crianças de todo o mundo, incluindo as portuguesas (vai ver que não dói nada...).

Saiba mais em ARISS, faça o download da apresentação Power-Point do ARISSat-1
http://www.amsat.org/amsat-new/images/fck_images/ARISSat-1%20Overview%20Color.pdf