Anacom recebe mais de 4 mil telefonemas

27-05-2012 00:05

No total, após a última fase de desligamento dos emissores analógicos no País, a Anacom registou 4065 telefonemas para a linha de apoio da TDT por parte de pessoas que ficaram sem televisão por não se terem preparado atempadamente. Desse número, 1600 chamadas registaram-se na primeira fase, que terminou a 23 de Fevereiro, e 201 na segunda fase, quando se deu o desligamento do sinal analógico de televisão nos Açores e na Madeira. Após o ‘apagão’ de 26 de Abril registaram-se 2264 chamadas telefónicas.

Apesar do processo de implementação da Televisão Digital Terrestre estar concluído, o processo de migração para a TDT ainda continuará nas próximas semanas ou meses, visto que nem todas as pessoas fizeram ainda a adaptação para a televisão digital. “Os emigrantes que virão a Portugal no Verão farão a migração apenas nessa altura, o mesmo acontecendo a muitas pessoas que têm segunda habitação, havendo ainda seguramente casos em que as pessoas vão fazendo faseadamente a adaptação dos segundos e terceiros televisores”, adianta a Anacom.

Por isso, o prazo de vigência do programa de subsidiação e de comparticipação foi prolongado até 31 deA, de modo a que aqueles que apenas tardiamente consigam fazer a migração não fiquem lesados e possam ainda beneficiar desses apoios, mesmo migrando depois de estar concluído o ‘apagão’.

Recorde-se que existe um subsídio equivalente a 50% do preço do equipamento descodificador, terrestre ou satélite, com o limite de 22 euros a que têm direito os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, reformados e pensionistas com rendimento até 500 euros mensais e os portadores de um grau de deficiência igual ou superior a 60%.

A Anacom criou ainda um subsídio à instalação de antenas, incluindo parabólicas, no valor de 61 euros, destinado a pessoas com 65 ou mais anos de idade que vivam em situação de isolamento social e que estejam como tal referenciadas pela segurança social.